Card image cap

Prefeitura de Arraial do Cabo realiza obras em creches, que não passavam por reforma total há 2 décadas

A Creche Municipal, em tempo integral, Stella Fraga, no Morro da Cabocla, inaugurada em 2002, já começou a ser totalmente reformada pela Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo. A obra teve início em dezembro do ano passado e deve ser concluída no fim do primeiro semestre deste ano.


Prefeitura de Arraial do Cabo realiza obras em creches, que não passavam por reforma total há 2 décadas 


A Creche Municipal, em tempo integral, Stella Fraga, no Morro da Cabocla, inaugurada em 2002, já começou a ser totalmente reformada pela Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo. A obra teve início em dezembro do ano passado e deve ser concluída no fim do primeiro semestre deste ano. 


Outra Unidade Escolar, com quase duas décadas, que entrará em reforma total, nos próximos dias, é a Creche Municipal Vicente Rodrigues, que fica no Morro da Boa Vista, e funciona em tempo integral. A escola também ganhará duas novas salas de aula, atendendo mais 24 crianças, quando a obra for concluída. 


A Creche Municipal Maria do Socorro Dantas, em Monte Alto, que funciona em período parcial, também está passando por obras. Os trabalhos começaram em novembro do ano passado e devem ser concluídos no fim de julho. 


As escolas tinham problemas hidráulicos, elétricos, estruturais e de vazamento em telhados e todas as substituições serão realizadas. O projeto contempla ainda a troca de portas e janelas, reforma de cozinhas, banheiros e dependências com troca de pisos e a inclusão de revestimento nas paredes. As salas de aulas ganharão piso vinílico, que é antichamas e antialérgico, além de ar-condicionado e adequações para uma melhor acessibilidade. 


Os alunos das Unidades Stella Fraga e Vicente Rodrigues começarão a estudar no dia 28 de fevereiro, em um prédio alugado pelo município, na Praia dos Anjos, onde funcionava uma escola particular e uma casa (Antigo Pequeno Príncipe). A estrutura foi ampliada e adequada para receber as crianças.


O imóvel que vai receber os alunos conta com 18 salas de aula e de apoio, banheiros para estudantes e funcionários (com acessibilidade), Lavanderia, Cozinha, refeitório, área externa e interna para recreação e atividades desportivas, sala de enfermagem, além de um andar onde vai funcionar a Formação Continuada dos Profissionais da Educação, com laboratório de informática, e atividades teóricas e práticas destinadas aos Professores. 


A mudança para um prédio novo foi necessária porque as duas creches precisavam ser reformadas e não havia possibilidade de expor os estudantes, dentro das salas de aula, a riscos, para fazer uma obra de grande porte, com um prazo de conclusão em torno de 10 meses. A Secretaria de Educação reforça que a medida é provisória e importante para garantir um ensino de qualidade aos alunos. 


Para que os pais ou responsáveis possam se deslocar dos Morros da Cabocla e Boa Vista até a novo prédio da creche, que fica entre outro bairro, haverá Transporte Municipal gratuito, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.  


Os estudantes da Creche Maria do Socorro Dantas também retornam dia 28 deste mês e as aulas serão realizadas em um espaço alugado pela Prefeitura, onde funcionava uma escola particular, que está em adaptação para receber as turmas. 


Assim que as obras nas Unidades Escolares forem concluídas, os alunos retornarão às suas creches.


A Creche Maria Cândida de Campos Soares, em Figueira, seguirá o calendário do dia 28 de fevereiro. A escola está recebendo a instalação de duas novas salas, para atender a demanda, e a Secretaria de Educação optou por aguardar a conclusão da construção para que os alunos retornem com total segurança.


icon